A mais atual herança de Gandhi

01 de Febrero de 2019

[Por: Marcelo Barros]




A cada ano, no dia 30 de janeiro, a Índia e o mundo inteiro recordam o martírio do Mahatma Gandhi e sua vida consagrada à paz e  à justiça. Sua luta pacífica através da Satyagraha, (o caminho da verdade) e ahimsa, (a não violência), trouxe a independência política para a Índia e  inspirou líderes como o bispo Desmond Tutu e Nelson Mandela na África do Sul. Motivou o pastor Martin-Luther King na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos e a luta de Dom Helder Camara contra a ditadura do Brasil dos anos 60 e 70. É princípio de espiritualidade humana e social aberto a toda a humanidade, religiosa ou não. 

 

Atualmente, a nossa sociedade tem se revelado mais intransigente e violenta. De repente, o Brasil de Bolsonaro ressuscita os fantasmas do Comunismo e setores ruralistas, apoiados pelo governo, reabrem a temporada de caça aos índios. Por isso, se torna urgente recordar a herança do Mahatma Gandhi. Alguns de seus pensamentos percorrem o mundo inteiro e propõem um novo modo de agir: “Comece por você mesmo a mudança que propõe ao mundo”. “Você pode se considerar feliz somente quando o que pensa, diz e o modo como age estiverem em completa harmonia”. Aí está uma profunda indicação de caminho. 

 

Na América do Sul, precisamos apoiar o governo e o povo da Venezuela, esmagada por uma guerra de publicidade desonesta e violenta. O governo, eleito pela maioria dos cidadãos, em eleições que os organismos internacionais consideraram válida, é chamado de ditatorial. E o bolivarianismo considerado comunismo violento e atrasado.   

 

O Bolivarianismo é um processo social e cultural, baseado nas culturas ancestrais dos povos indígenas e com a participação de muitas comunidades cristãs de base. Na América Latina, esse caminho tem assumido como método a não violência de Gandhi e o exemplo de muitos homens e mulheres que consagram a sua vida pela justiça e pela libertação dos povos no caminho da paz. A articulação dos movimentos sociais em frentes populares e a resistência contra governos totalitários atualiza a luta de Gandhi para a humanidade atual.  A busca de uma vida que seja verdadeira e plenamente vivida e para todos e todas é o objetivo pelo qual Jesus de Nazaré define a sua missão: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). 

 

 

Imagem: https://www.panorama.com.ve/curiosidades/Diez-frases-de-Mahatma-Gandhi--a-70-anos-de-su-muerte-20171002-0042.html 

Procesar Pago
Compartir

debugger
0
0

CONTACTO

©2017 Amerindia - Todos los derechos reservados.