09 de Noviembre de 2025
[Por: Emerson Sbardelotti]
A Série Documental do Canal Brasil: Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados – é baseada no livro homônimo de Miguel de Almeida (lançado em 2019 e relançado em 2023 por conta do aniversário de 50 anos do primeiro álbum dos Secos & Molhados), que também dirige a série que resgata a trajetória de um dos grupos mais revolucionários da Música Popular Brasileira, que vendeu 1 milhão de discos entre 1973 e 1974; e se tornou fato político no Brasil daquela época e que ainda hoje, mais de 50 anos depois, não é suficientemente estudado.
A Série estreou na TV Brasil no último dia 31 de outubro de 2025. Primavera nos Dentes é o nome de uma das músicas dos Secos & Molhados em seu álbum de estreia. A ideia da Série é contar a história dos Secos & Molhados e também a história do Brasil. Daqueles anos de 1972 a 1974, mostrando como o Brasil estava sob uma ditadura militar. A Série, tem 4 episódios, que irão ao ar toda sexta-feira às 21h30 (31/10 – 07/11 – 14/11 – 21/11), de 50 a 55 minutos, com depoimentos, e narrativa dos 4 integrantes principais da banda, e ao final o clipe com a canção inédita:
OUVINDO O SILÊNCIO
(Paulinho Mendonça / Gerson Conrad)
Eu calo
Pra não fazer barulho
Pra não dizer besteira
Pra poder me ouvir
E entender você
Eu calo
As vozes do tempo
Pra deixar passar o vento
Pensamento voar
Pra escutar e aprender
Eu calo
Pra ouvir o silêncio
E pensar no que penso
Pra desatar os nós
Que nos calam a voz
Que nos calam a voz
Eu calo
Pra escutar o povo
Avançando os sinais
Pra cantar de novo
O que não se canta mais
Eu calo
Pra escutar o povo
Avançando os sinais
Pra cantar de novo
O que não se canta mais
O que não se canta mais
O que não se canta mais
O que não se canta mais
O que não se canta mais
Eu calo
A música surgiu pela dificuldade, pois João Ricardo não permitiu que usassem suas canções, mesmo os parceiros e familiares autorizando a inclusão das canções dos dois álbuns; forçando a produção a mudar os planos e o conceito da obra. Parte da banda original se reuniu e Ney Matogrosso colocou voz para a composição de Paulinho Mendonça e Gerson Conrad.
Assistindo o clipe da canção percebe-se que as principais características dos Secos & Molhados estão ali. É evidente que João Ricardo faz falta com sua voz grave nos vocais junto com o vocal de Gerson Conrad, pontuando e fazendo aquela linda linha melódica com a voz guia de Ney Matogrosso; faz falta seu violão de 12 cordas e sua harmônica, tão presentes nos dois cinquentenários álbuns do Secos & Molhados. Todavia, o resultado é singelo, belo, pois Gerson Conrad traz uma melodia profundamente Secos & Molhados para a poesia de Paulinho Mendonça que continua propondo uma reflexão transformadora a partir da experiência de ouvirmos o silêncio. Silêncio quase impossível numa sociedade barulhenta. Propõe calar para poder ouvir a si mesmo e entender o outro; calar para escutar e aprender; calar para ouvir o silêncio; calar para cantar de novo o que não se canta mais.
Ouvindo o Silêncio é um convite para nos conectarmos a nós mesmos e construirmos uma felicidade e uma liberdade que nos últimos 50 anos foi sendo deixada de lado, porque o barulho dos contrários à democracia tem sido alto demais. Os autores da canção nos dão uma ideia de como a criaram e a visão que possuem dela:
- Gerson Conrad: “Quando Marcelo Braga propôs a composição de uma música; compor o encerramento do documentário, eu imediatamente entrei em contato com Paulinho Mendonça, que é meu parceiro da época dos Secos & Molhados, e Paulinho escreveu uma letra né”...
- Paulinho Mendonça: “E aí trouxemos sugestão de alguma coisa que começasse com CALO... Por acaso eu já tinha uma reflexão sobre a quantidade de pessoas falando e tão poucas pessoas ouvindo nesse mundo que a gente vive hoje. E aí foi apenas desenvolver então a ideia de OUVINDO O SILÊNCIO”.
- Gerson Conrad: “Quando ele me mandou a letra, na primeira passada de olho, me soou como se fosse uma coisa, sabe já, muito familiar. Aí na segunda lida, eu percebi que eu estava cantarolando mentalmente enquanto lia. Aí aquilo me chamou atenção, eu fui pro meu quarto, peguei o violão, e coincidentemente, eu descobri que eu tinha uma melodia, da época dos Secos & Molhados. A letra tinha sido escrita pra ela, sabe, essas coisas que a gente não consegue explicar”.
E o tecladista/pianista Emílio Carrera completou: “Quando Gerson veio com a composição, já estava nela a característica dos Secos & Molhados de composição...Então o que nós fizemos, foi vesti-la”.
Assistir Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados é aprender e entender um recorte da História do Brasil a partir de uma banda que sem levantar bandeiras explícitas, se tornou, por conta de sua arte libertadora, suas poesias e melodias, um tsunami necessário, num dos períodos mais tristes da existência humana. Ouvir os depoimentos, ver as imagens de arquivo, em preto e branco, nos dão a dimensão do quanto o Brasil era cinza, submisso a um poder de morte, e quanto os Secos & Molhados trouxeram cores e subversão, que não foram compreendidas pela Censura, pois há palavras, sons e danças que só são compreendidas por quem precisa defender a vida a qualquer custo, sem baixar a cabeça, sem se calar.
Não deixe de assistir a Série, e ler o livro do Miguel de Almeida; a nova edição foi ampliada com novas entrevistas e fotos, vale conferir. Quando os Secos & Molhados passaram pelo Brasil, eu tinha um/dois anos; hoje aos 53 anos, sempre que posso revisito os álbuns de 1973 e 1974, para me inspirar na luta, para refletir sobre resistir sem abrir mão do que se acredita.
Eu calo para escutar o povo...Ouvindo o silêncio...
Ele Fala pois se faz Primavera nos Dentes!
E as Flores continuam Astrais, e o nosso Sangue Latino!
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Miguel de. Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados. São Paulo: Três Estrelas, 2019.
CANAL BRASIL. Bastidores de Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s4b_pnrWCsg>. Acesso em: 07 nov. 2025.
CANAL BRASIL. Conheça a nova série sobre Secos & Molhados. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t4L_tXsyOGw>. Acesso em: 07 nov. 2025.
CANAL BRASIL. Ouvindo o Silêncio – Primavera nos Dentes - A História dos Secos & Molhados. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gBinGAvleX8&list=RDgBinGAvleX8&start_radio=1>. Acesso em: 07 nov. 2025.
* Emerson Sbardelotti é Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Agente de Pastoral Leigo e Ministro da Palavra na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Cobilândia, Área Pastoral Vila Velha, Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura, Religião e Teologia (LERTE). Membro da Equipe de Formação do CEBI-ES. Membro da Executiva do Movimento Fé e Política – Espírito Santo. Correio eletrônico: sbardelottiemerson@gmail.com.
©2017 Amerindia - Todos los derechos reservados.